Conceitos e Técnicas / Coaching

Coaching

Coaching

A linha de coaching que o MCI adota é a preconizada pelo ICF (International Coaching Federation), que define o coaching como uma parceria entre o coach (profissional) e coachee (cliente), em que acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.  

A ideia de parceria traduz que não se trata de uma relação em que o profissional vai atuar como um professor ou um conselheiro do cliente. Seu papel é ser um facilitador, estimulando o cliente a libertar e fazer uso de seu maior potencial. De acordo com as palavras de Timothy Gallwey, é ajudá-los a aprender, ao invés de ensinar algo a eles. 

Para isso, o coach deve ser preparado tecnicamente e desenvolver competências específicas, por meio de um profundo processo de formação e desenvolvimento pessoal.  Com base em um grande estudo em todo o mundo, o ICF desenvolveu um Modelo de Competência Coaching há 25 anos, atualizado em 2020 e que inclui 8 competências: 

 

1. Demonstra Prática Ética  

Definição: Compreender e aplicar consistentemente a ética do coaching e os padrões de coaching.  

 

 2. Incorpora uma mentalidade de Coaching  

Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.  

  

3. Estabelece e Mantém Acordos  

Definição: Parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar acordos claros sobre a relação, processo, planos e metas do coaching. Estabelece acordos para o engajamento geral do coaching, bem como aqueles para cada sessão de coaching.  

 

4. Cultiva Confiança e Segurança  

Definição: Parcerias com o cliente para criar um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútua.  

 

5. Mantém Presença  

Definição: Está plenamente consciente e presente com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível, fundamentado e confiante.  

 

6. Escuta Ativamente  

Definição: Concentra-se no que o cliente é e na linguagem não falada para entender completamente o que está sendo comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a auto expressão do cliente.

 

7. Evoca Consciência  

Definição: Facilita a percepção e a aprendizagem do cliente usando ferramentas e técnicas como questionamento poderoso, silêncio, metáfora ou analogia.  

  

8. Facilita o crescimento do cliente  

Definição: Parcerias com o cliente para transformar a aprendizagem e o insight em ação. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.  

 

Os profissionais do MCI estudam estas competências, praticam continuamente e passam por processos de mentoria, visando desenvolvê-las cada vez mais. Trata-se de um aprendizado que não se encerra nunca, sendo permanente o desenvolvimento deste profissional.

05--Coaching.png

Entre em contato:

Whatsapp: (41) 99985-3434

E-mail: contato@mcinstitute.com.br

Ficaremos felizes com sua mensagem

Nome
Email
(  ) ---- ----
Mensagem