Malcolm Gladwell no livro Outliers propõe a regra das 10.000 horas, tempo de prática necessária para que se obtenha a excelência em alguma coisa. O livro está repleto de exemplos que comprovariam tal relação, como o dos Beatles, Bill Gates e vários outros. Talvez não exista uma marca tão precisa assim para se obter a excelência, mas as 10.000 horas podem ser uma boa referência. A excelência demanda experiência e prática. 

É o que Carol Dweck aponta em seus estudos. No livro Mindset, ela apresenta dois tipos de mentalidade básicos: o do talento, que ela chamou de mentalidade fixa e o baseado no esforço e na dedicação, que ela denominou mentalidade de crescimento. Para a pesquisadora, é a mentalidade de crescimento que leva ao maior desenvolvimento e faz com que as dificuldades e oportunidades sejam tratadas de uma maneira mais efetiva. A excelência seria obtida não apenas pelo talento, mas por horas e horas de dedicação e de empenho. Ou seja, a busca contínua pela excelência requer a prática.

Reflexão e prática é o que propõe o Método MCI de Felicidade. Inspirado em Mokiti Okada, com a contribuição de outros pensadores e amparado hoje em estudos da psicologia positiva e da neurociência, o método não traz fórmulas e não propõe ações automatizadas, mas, ao contrário, disponibiliza questões a serem refletidas e, se fizerem sentido para a pessoa, trazê-las para a vida prática, buscando aprender continuamente em um processo de evolução como ser humano.

Uma das máximas do método é que para que possamos ser melhores em qualquer papel, como profissionais, pais, companheiros ou líderes, por exemplo, é preciso ser antes uma melhor pessoa. A excelência nestas funções está diretamente ligada a sermos excelentes seres humanos. As ações práticas, sugeridas pelo método, não se limitam à esfera do Fazer, mas avança para a do Ser, onde se situam as virtudes. É ali que podemos Ser felizes e não apenas viver momentos felizes. É onde também construímos felicidade para o nosso entorno, numa relação de reciprocidade: faço feliz e sou feliz.

Ao nos aproximarmos dos 10.000 tijolos de felicidade registrados na plataforma mcifelicidade.com.br, longe estamos da excelência, mas firmes no convite - também o lema do MCI: “Vamos construir felicidade, para você, para mim, para todos? O mundo precisa”.

Se você não conhece ou ainda não se inscreveu na plataforma, que é aberta e gratuita, reforço o convite. A plataforma está em construção e sempre estará. Ainda somos poucos. No momento em que escrevo este artigo, somos 203 participantes. Cada um faz diferença. Cada pessoa que abre, na plataforma, um Princípio ou Exercício, representa um tijolo na construção consciente de felicidade. Se a mensagem está sendo compartilhada com mais pessoas, mais tijolos serão registrados na saída do acesso. 

O conteúdo é rico e pragmático, na medida em que objetiva servir para a vida, para o nosso dia a dia. Ele está dividido em três partes. Os Princípios (6) representam grandes leis universais, aplicadas em todos os setores e temas; leis a que todos estamos sujeitos, conscientes ou não disso. Um exemplo é o Princípio da Força Absoluta, origem da vida e que rege todo o universo. Um outro é o Princípio da Precedência do Invisível.

Os Exercícios Essenciais de Felicidade (7), como a denominação sugere, significam elementos básicos para que uma pessoa construa felicidade para si mesma e paras os que estão ao redor, dando a sua contribuição para o mundo. Alguns exemplos são o Exercício da Gratidão, o Exercício de Plantar felicidade e o Exercício da Prática do Belo. 

Os Exercícios Avançados de Felicidade referem-se a situações práticas da vida, abrangendo diferentes temas, como por exemplo: O Exercício da Vivificação do Tempo, O Exercício da Intuição, O Exercício da Alegria e da Leveza, dentre outros, totalizando cerca de 25 exercícios avançados e um total próximo de 50, entre Princípios e Exercícios.

Estamos próximos dos 10.000 tijolos de felicidade. Longe da excelência, mas um símbolo de que não estamos parados, aguardando que a felicidade caia do céu. Vamos construir felicidade, para você, para mim, para todos? O mundo precisa. Aguardamos você. mcifelicidade.com.br.